segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Lavando o Carro


Programa de fim de semana. Lavar o Carro



Você precisa tomar banho todos os dias, mas seu carro não. Aproveite o tempo livre do fim de semana para dar uma geral no carro, contudo, em vez de gastar litros e litros de água limpa com a mangueira, use o balde.


Se você não tem paciência para usar o balde ou não tem tempo livre para esse trabalho, pague R$ 5,00 para um flanelinha que vai limpar o seu carro usando usando essa técnica. Você vai perder R$ 5,00, mas vai estar ajudando uma pessoa que não tem emprego e vai garantir tempo para sua família.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lavando Calçada


Quem nunca viu a cena do sujeito limpando a calçada com a mangueira de casa. O Sujeito fica lá empurrando a terra, sujeira, folhas com água limpa.


Quando for limpar a calçada, limpe bem com a vassoura para tirar a sujeira mais grossa. Depois, então, jogue a água depositada em um balde. O serviço fica mais rápiso e mais eficiente. Lavar a calçada sem fechar a torneira consom quatro litros de água por minuto.


Uma outra técnica muito boa é o uso da vassoura enquanto chove. Você vai economizar com a água e fazer uma limpeza. Não só não vale ficar gripado, rsrs

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Jardim - Economizando com água


Economizando na conta de água.




Para quem mora em casa tá acostumando com a seguinte cena. O sujeito abre a magueira e fica lá molhando as plantas e pensando na vida. Não exagere na quantidade de água quando for regar as suas plantas. Elas não têm a mesma sede que você e podem morrer com tanta áuga. Além de uma baita conta no fim do mês. No jardim, use o regador em vez da mangueira.


Contudo, se seu jardim for um daqueles que dá inveja ao um campo de golf, procure instalar um sistema de irrigação para fazer o fornecimento de água de forma controlada. O sistema é bastante caro, por isso pense bem no jardim que você vai querer. Uma boa idéia é plantar plantas que clima seco, o que vai reduzir no volume de água necessário.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chuveiro Economizando com água


O chuveiro é um grande vilão para o seu orçamento doméstico. Aqueles cantores de banho são responsáveis por uma conta alta de água no final do mês. Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu ou sabonete, desligue o chuveiro. Um banho responsável de 15 minutos consome em média 60 litros de água.

Imagine um banho de 20 minutos, que é a média do brasileiro. Ele está consumindo 5 minutos a mais que o normal, não é? O que isso representa:

Considerando 2 banhos por dia; e
Considerando 7 dias na semana e 30 dias por mês;
Serão 300 litros/mês e 3600 litros/ano.

Pode até parecer barato na sua conta no final do mês, mas é um desperdício, haja vista que a água que você utiliza para tomar banho é uma água que passou por um sistema de tratamento.

Além do gasto de água abordarei no futuro o que isso representa na sua conta de energia.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E-books Sony Reader


Leitor de E-books

É a forma ler um livro mais econômica e na moda ultimamente. Há no mercado diversos aparelhos para leitura de e-books, mas um me chama atenção. A Sony lançou no mercado internacional o leitor Sony Reader PRS-700.

O aparelho tem o tamanho ideal para ser usado em qualquer lugar. A tela com 6 polegadas e excelente resolução proporciona leitura sem páginas manchadas e cores misteriosas que causam mais espirros que prazer.

A memória interna promete abrigar 160 livros de tamanho médio, mas pode ser expandida por meio de cartões de memória. Tem como arquivos suportados: PDF, TXT, RTF, LRF, ePUB, MP3, AAC, JPG, GIF, PNG, NMP, DOC. Tem tela sensível ao toque, facilitando a navegação, introdução de caixa de textos, além de sublinhar frase. É possível acrescentar notas pessoais de texto, usando um teclado virtual diretamente no monitor do aparelho.

É uma compra perfeita para quem está de viagem marcada para os EUA, haja vista que o mesmo não é vendido no Brasil. Imagina só você transformar sua biblioteca todinha em arquivos e-books e guardar em apenas um aparelho de poucos centímetros. Dona Maria vai adorar não ter que tirar todo aquele pó da estante. E você poderá utilizar o espaço para colocar aquela tela de LCD que sempre sonhou, mas não tinha lugar pra colocar, rsrs

Preço do produto nos EUA - 400 dólares.
Pode parecer caro, mas para bacharel em Direito, será uma grande oportunidade de colocar todas as Leis no dispositivo e não ter que carregar aquele pequeno Vade Mecum Saraiva, além da doutrina necessária.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Consumo Sustentável



Saber consumir ajuda não só o seu bolso como também o meio ambiente.



A Sociedade é estimulada a comprar, usar e jogar fora, não é? As consequências dessas atitutes é um prejuízo para seu bolso e para a natureza. Pense...Quanta materia-prima é utilizada todos os dias.

A sustentabilidade do seu orçamento pode caminhar junto com a do meio ambiente. Basta seguir a lógica seguinte:

*Repense. Eu preciso mesmo deste produto?;
*Reduza. Adquira somente o que for necessário;
*Reutilize. Doe e transforme o bem material, evitando o descarte; e
*Recicle. Quando não der mais para reutilizar o produto.

Usando essas dicas você vai economizar um dinheiro e estará cuidando do nosso planeta.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Horta no Apartamento


Como montar uma horta no seu apartamento e economizar na feira.

O primeiro passo é escolher e garantir um local ensolarado. Cuidado com a preparação da terra, a seleção adequada das culturas e a boa manutenção também são essenciais.

Passo-a-passo:

Escolha do local

As hortaliças precisam receber, em média, cinco horas de luz solar/dia. Por isso, se você mora em um apartamento, é ideal instalar na varanda ou junto à janela.


Onde plantar?

Em qualquer vasilhame, tipo, jardineiras, canos de pvc, garrafas pet de 2 litros. O importante é furar embaixo para a drenagem da água.


Preparo do solo

Melhor comprar a terra pronta, com matéria orgânica necessária. Qualquer loja com produtos para plantas terá.


Seleção das culturas

Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha ou até fruta de pequeno porte, como tomate-cereja e morango.


Cuidado no plantio

A plantação começa com sementes ou mudas. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobre para 35cm.


Rega e manutenção

No início, regue três vezes dia até que a semente germine. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire as plantas invasora e proteja a horta de insetos.Pronto. Uma economia para seu bolso e um produto de qualidade para seu prato.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Portabilidade Numérica


Na última segunda-feira, 02 de fevereiro, a portabilidade numérica, que permite trocar de operadora sem mudar o númeo do telefone, chegou em mais de 220 municípios. As novas regiões que passaram a contar com o recurso são combertas pelos DDDs 19 (SP), 45 e 46 (PR) e 93 e 94 (PA).


A portabilidade pode gerar maior concorrência e redução de preços dos serviços, ou seja, se for trocar de aparelho celular, espere a portabilidade de sua região. A economia será certa. Mas, procure bem as melhores opções para não comprar gato por lebre.


Veja o calendário com as etapas de implantação da portabilidade:

2 a 8 de fevereiro de 2009 - 19 (SP) 45 (PR) 46 (PR) 93 (PA) 94 (PA)
9 a 15 de fevereiro de 2009 - 21 (RJ) 22 (RJ) 24 (RJ) 61 (DF e entorno)
16 a 22 de fevereiro de 2009 - 81 (PE) 87 (PE)
23 de fevereiro a 1º de março de 2009 -11 (SP) 53 (RS) 64 (GO) 66 (MT) 91 (PA)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Papel feito de plástico reciclado


Essa semana passou uma reportagem na TV sobre um papel, com espessura e textura similar ao papel de celulose, fabricado com plástico descartado.


A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar vem testado um material produzido a partir de garrafas de água, embalagens de material de limpeza e potes de alimentos, por exemplo. Esse material é empregado na produção de rótulos de garrafas, outdoors, etiquetas e, principalmente, livros. Esse material é indicado para aplicações que necessitam de propriedades como barreira à umidade e água, além de ser bastante resistente.


É uma economia absurda se for empregado na produção de livros escolares. É uma maneira de tirar garrafas da natureza, reduzir o corte de árvores e aumentar a vida útil dos livros produzidos.


Atualmente a empresa Vitopel, dona da patente, está à procura de fornecedores de material reciclado para continuar os testes em escala ampliada. Não vai faltar catador para ajudar...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Economize na manutenção do carro.


Para garantir a queima limpa do combustível e economia na manutenção de seu automóvel, os filtros de óleo, combustível e ar devem estar em bom estado de conservação. Por isso, o proprietário deve verificar sempre esses itens.


O filtro de combustível pode ser trocado a cada 15 mil km nos veículos com injeção eletrônica. Nos carburados, a substituição é a cada 8 mil km, em média.

O filtro de ar, no qual não há procedimento de limpeza, tem que ser trocado a cada 10 mil km. Se o veículo trafega em ambientes com chão de terra e areia, por exemplo, o prazo é menor.

Outro filtro que requer atenção é o de óleo. Ele contribui para a diminuição do atrito entre as peças internas do motor. Se estiver vencido, fará com que o propulsor trabalhe em temperatura acima das recomendadas pelo fabricante.A troca do item deve acompanhar a troca de óleo. No caso de lubrificantes comuns, o prazo médio é de 5 mil km. Nos sintéticos, por exemplo, em geral sobre para 10 m

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Economize no Shopping


Liquidações!
Palavra mágica para mulheres.

Com a virada do ano e o fim das festas, chegam as esperadas liquidações ou queima de estoques nas lojas de todo o Brasil. O lojista precisa renovar o estoque e por isso vai fazer de tudo para você comprar. O que tem que ser feito é controlar o impulso de compra e aproveitar os preços baixos.

Sair comprando tudo pela frente não é a forma mais inteligente de economia. Você, consumir inteligente, primeiro deve fazer um levantamento das peças que estão no seu guarda-roupa. Verifique aquelas que estão em estágio final de uso ou vida, rsrs e quais estão faltando para complementá-lo. Tire as peças que não são usadas e dê lugar a novas peças. Nada de entupir as gavetas e cabides, quanto mais roupa você tem, menos você as enxerga e menos as usa, ficando sempre com os mesmos looks.


Um investimento inteligente para essa época e a aquisição de roupas clássicas, pois nunca sai sem da moda. Ternos, camisas, vestidos tipo tubinho, saias retas, camisetas básicas são excelentes opções de compra. O mesmo vale para bermudas e shortinhos, meias, roupa íntima.


Outra dica, para as mulheres, é a compra de regatinhas e camisetas underwear que são excelentes, pois podem ser usadas por baixo de camisas, blusas e blazer durante o ano todo.


Portando, mãos à obra e boas compras.