segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Horta no Apartamento


Como montar uma horta no seu apartamento e economizar na feira.

O primeiro passo é escolher e garantir um local ensolarado. Cuidado com a preparação da terra, a seleção adequada das culturas e a boa manutenção também são essenciais.

Passo-a-passo:

Escolha do local

As hortaliças precisam receber, em média, cinco horas de luz solar/dia. Por isso, se você mora em um apartamento, é ideal instalar na varanda ou junto à janela.


Onde plantar?

Em qualquer vasilhame, tipo, jardineiras, canos de pvc, garrafas pet de 2 litros. O importante é furar embaixo para a drenagem da água.


Preparo do solo

Melhor comprar a terra pronta, com matéria orgânica necessária. Qualquer loja com produtos para plantas terá.


Seleção das culturas

Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha ou até fruta de pequeno porte, como tomate-cereja e morango.


Cuidado no plantio

A plantação começa com sementes ou mudas. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobre para 35cm.


Rega e manutenção

No início, regue três vezes dia até que a semente germine. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire as plantas invasora e proteja a horta de insetos.Pronto. Uma economia para seu bolso e um produto de qualidade para seu prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário