sexta-feira, 13 de março de 2009

Sem crise no prato:


Como driblar a falta de dinheiro de forma saudável?


Diante da tão falada crise financeira mundial e do aperto no orçamento familiar, os consumidores tendem a buscar alternativas de alimentos que caibam no bolso, mas que podem não possuir um valor nutritivo adequado a uma dieta saudável.
Evite fast foods e pratos congelados, apesar de práticos e aparentemente mais em conta, são na verdade mais caros e pouco saudáveis. Eles repletos de sal, açúcar e gorduras trans, ou seja, uma verdadeira bomba relógio que vai estourar.
Procure comer alimentos orgânicos; procure alimentos da estação, que costumam ser mais baratos com melhor qualidade; incremente a limentação com frutas e vegetais, pois esses alimentos deixam o organismo mais satisfeito, por conta das fibras, e impediraão os lanches fora de hora.

Alimento

Porque adquiri-lo?


Abóbora

Rica em beta-caroteno, satisfaz a fome sem muitas calorias. Fica deliciosa com canela e noz-moscada.

Aveia
Redutora de colesterol, a aveia é uma pechincha nutricional, especialmente quando comprada a granel. Tente comer aveia no café-da-manhã com frutas.

Conserva de sardinha ou atum
Sardinhas são ricas em ômega-3 e cálcio e têm baixo teor de mercúrio. O atum é barato, rápido e uma saudável fonte de proteína. São ótimos misturados em saladas ou em lanches com pão integral.

Feijão
Proporciona proteína e fibra para sua dieta. Pode ser ingerido com arroz - integral - ou com húmus para um lanche rico em proteínas.

Frutos e sementes
Saudáveis em gorduras e proteínas, as nozes, amêndoas, sementes de abóbora e gergelim devem fazer parte da dieta de todos. Compre-os sem sal e coma apenas pequenas porções puras, com lanche ou salada.

Grãos integrais
Arroz integral e massas de grãos integrais - como quinua - são ótimas opções para as refeições, principalmente quando misturados aos nutritivos legumes, feijões ou leguminosas.

Ovo
Uma das mais baratas fontes de proteína, pode ser feito mexido com legumes e ervas picadas para uma rápida e nutritiva refeição. Evite a fritura.

Raízes (beterraba, cenoura, aipim)
São ricas em antioxidantes. Você pode consumi-las frescas, cruas, raladas em saladas e também pode assá-las.

Repolho
Barato, ele é repleto de nutrientes, sendo que alguns são liberados apenas com o processo de cozimento. É ótimo cozido no vapor ou em saladas.


Fonte: Yahoo! Finance

2 comentários:

  1. vocês sugeriram uns alimentos interessantes como aveia e repolho, que podem ser comidos crus sem ir ao forno(cenoura e alcaparras também podem ser comidas cruas, sendo que as alcaparras são baratas na minha cidade e são cheias de antioxidantes), e a abóbora que diminui o ácido úrico. na minha rotina de dieta, eu costumo usar frutas de manhã, almoço à tarde, e à noite eu uso várias coisas: frutas diuréticas, grãos como amendoim ou girassol, ou só leite adoçado e aveia(sem ferver).

    ResponderExcluir
  2. eu também gosto muito desse site pois dá dicas sutentáveis também.

    ResponderExcluir