sexta-feira, 24 de abril de 2009

Calibragem correta dos pneus




Os pneus são grandes “beberrões de combustível”.



Muito pouca gente faz a ligação do consumo alto com a situação dos pneus. A calibragem incorreta dos pneus afeta diretamente o consumo de combustível, pois está relacionada ao arrasto produzido pela calibragem incorreta. Ou seja, quando o pneus estão com menos pressão que o recomendado é como se o carro andasse travado. Além disso, a calibragem incorreta, tanto para mais como para menos, provoca um desgaste irregular nos pneus, conforme a figura a seguir.




Os pneus que sofrem este desgaste irregular, além de aumentar o consumo de combustível, afetam a dirigibilidade (a direção fica mais pesada), diminuem a capacidade de frenagem, provocam o desgaste prematuro de rolamentos, amortecedores, borrachas e articulações da suspensão.

Também é importante saber que os pneus podem perder 1 psi a cada 30 dias naturalmente e ainda mais em climas frios.Nas regiões onde as temperaturas oscilam muito durante o dia, como no Rio Grande do Sul, a pressão dos pneus pode variar por esta influência. Já que o ar frio é mais denso, a pressão cai cerca de 1 psi para cada 5ºC. Um pneu calibrado com 30 psi a 21ºC, por exemplo, pode cair para 26 psi a 0ºC.

Quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo, maior o consumo de combustível. Algumas pessoas defendem que utilizar um pneu mais largo dá mais estabilidade nas curvas. É verdade! Mas esta seria a única vantagem se não fosse perigoso entrar em alta velocidade nas curvas. Então, a dica é simples:

Verifique semanalmente a calibragem dos pneus. E a cada 10.000 km, verifique o estado dos pneus, balanceamento e geometria.É uma questão de economia e, principalmente, segurança.


Fonte: Motor S/A

Um comentário:

  1. nunca temos tempo para nada,mas vale a pena criar o hábito de calibrar os pneus, pelo menos quando vamos abastecer. reserve um tempinho prá este item..afinal já está ali mesmo!

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